sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pet in bol usa material reciclado e regras do vôlei

Inspetor de alunos de Praia Grande cria novo esporte
Novo esporte utiliza materiais recicláveis

Publicado em: 19/05/2010
Mauricio Eirós, MTB: 26.176

Uma nova modalidade esportiva, que une atividade física com reciclagem, agita alunos de várias escolas de Praia Grande. É o Pet in Bol, criado pelo inspetor de alunos Reginaldo Cesário dos Santos, da E.M. Estina Campi Baptista, no Bairro Forte. O novo esporte utiliza materiais recicláveis como garrafas pet e cabos de vassoura e foi destaque no programa Tudo a Ver, da TV Record, na Baixada Santista.

Santos conta que a ideia começou com uma brincadeira com as crianças em junho de 2008, no pátio da escola durante uma atividade de recreação.

“Uma das crianças pisou numa garrafa plástica de refrigerante, então, recortei a parte amassada, encaixei um pedaço de cabo de vassoura, coloquei uma bolinha de tênis dentro e fiquei jogando para o alto. As crianças viram e me pediram para fazer mais. De repente, todos quiseram e decidi inventar o jogo”, afirmou Santos.

A garrafa pet cortada serve para encaixar a bola de tênis e arremessá-la para o alto. O Pet in Bol tem regras parecidas com o vôlei e pode ser jogado em quadra, campo ou na praia.

Separado por uma rede, cada lado pode ter de dois a seis jogadores. O objetivo da modalidade é passar a bola sem deixá-la cair. A bolinha não pode ficar com o jogador mais que cinco segundos e deve ser repassada para os integrantes do time três vezes, no máximo. A partida é disputada em pontos corridos, com três sets de 21 pontos.

“É um jogo fácil e muito divertido. Qualquer pessoa pode produzir os acessórios, montados com garrafas pets e cabos de vassoura, objetos muitas vezes encontrados nas ruas ou no lixo”, disse o inspetor de alunos, que já registrou o novo jogo como modalidade esportiva e espera ver sua criação massificada.

“Espero que ganhe grande dimensão, como aconteceu com o Biribol, criado por um professor de Birigui, no interior de São Paulo. O Pet in Bol tem tudo para se transformar numa grande modalidade”, completou Santos, que já foi convidado para gravar um novo programa na Record, para ser transmitido em rede nacional.

Secretaria de Educação de Praia Grande - 2011
Desenvolvido por CPID - Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital




Nenhum comentário:

Postar um comentário